sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Palavra da Célula - 26/01/2012


PALAVRA PARA AS  CÉLULAS– 26/01/2012

        Sob a sombra do Altíssimo - Sl 91

Este salmo é muito conhecido, independente da religião.  Sempre é citado ou encontrado em impressos, às vezes até como amuleto, pois os seus versos trazem o conforto e a segurança que as pessoas procuram.
Hoje há muito medo rondando as pessoas, medo de enfermidade, medo de ser roubado, de seqüestro, medo de crise financeira, e diante destas e outras crises as pessoas entoam este salmo declarando que este Deus, que é Onipotente, os livrará de todo mal, e realmente há esta promessa sobre ele.
Ao declararmos os versículos 2, 5 e 6 vemos o salmista apontando aquilo que seria hoje medo, preocupação e opressão nas nossas vidas e no VS 4 ele traz a importante revelação para combatermos o mal que nos assola: Ele diz que a verdade é pavês e escudo (o significado da palavra pavês é: um grande escudo de proteção).
Sem conhecer a verdade estamos desprotegidos. Jesus ao ser tentado por Satanás se defendeu das tentações do inimigo com a palavra de Deus (Mt 4 e Lc 4), Ele nos mostrou que a verdade do Pai nos livrará da ação do inimigo de nossas vidas:
1 - Laço do passarinheiro: Significa nossas prisões, nossos vícios, atitudes e pensamentos que nos prendem e causam opressão em nossas vidas. Que ele nos livra nos cobrindo com suas penas, e sob suas asas (vs4).
2 – Terror noturno: há pessoas que quando chega o entardecer começam a ficar aflitas, inquietas, assustadas com tudo, até de coisas que não sabem explicar.
 Outras não passam por isto, mas despertam no meio da madrugada preocupadas com o cartão de crédito, com a conta, com o trabalho. E há crianças que simplesmente não dormem. IJO 4:18 diz: “No amor não existe medo. Ora, o perfeito amor lança fora todo medo”.
3 – Seta que voa de dia: São nossos pensamentos de derrota, pensamentos de desistência, o desejo de murmurar e reclamar de tudo, do líder, do marido, da igreja, e até de Deus dizendo que Ele não está ao nosso lado. Este tipo de pensamento e murmuração só serve para uma coisa: Atrasar a benção que Deus tem para você.
 Ef. 6:6 tem a chave para combatermos este mal: “...embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.”
4 – Peste perniciosa e peste que se propaga nas trevas: Está ligado diretamente às enfermidades, às epidemias que se alastram sobre a terra. Ex 15:26 “...nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara.” E em Is 53 a Palavra de Deus nos revela que Jesus conquistou na cruz do calvário a cura das nossas enfermidades.
5 – Mortandade que assola ao meio-dia: O maior medo do homem é o medo de morrer, pois o homem não tem domínio e nem respostas para a morte. A palavra em Ex 12: 13 mostra que aquele que é marcado pelo sangue do cordeiro o Anjo da morte não visita.
 Em João 3: 15 a Palavra de Deus diz que quem crê em Jesus tem vida eterna. Portanto somos livres da morte no mundo físico ( claro que nosso corpo físico morrerá um dia , mas não será uma ceifa antes da hora) e também no mundo espiritual.
É muito bom saber que Deus nos livra de todas estas coisas, e ainda promete que “Mil cairão ao seu lado, e dez mil a tua direita mas tu não será atingido (vs7)”, e que  “seus olhos contemplarão o castigo do seu inimigo (vs 8).
Quando vivemos os mandamentos da palavra de Deus passamos também a viver suas promessas, e Deus faz as bênçãos alcançarem também aqueles que estão a nossa volta como mostra o vs 10 que diz:  praga nenhuma chegará à tua tenda. Talvez seu filho, sua esposa, seus pais ainda não estejam na igreja, porém Deus já os está guardando e livrando do mal.
Para que você possa usufruir de todos os benefícios deste salmo você precisa AMAR a Deus: “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei, pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome (vs 14)”. Aos que O amam o Senhor dá o privilégio de conhecer o nome de Jesus. Quando declaramos este nome encontramos salvação, é isto o que diz este versículo.
E a partir do momento que O conhecemos e somos cheios deste amor passamos a invocar O seu nome. Os  vs 15 e 16 nos prometem resposta na angústia, presença do Pai em nossas vidas, livramento, crescimento em todas as áreas, vida longa aqui na terra e vida eterna com Deus.
Por isto decida hoje amar este Deus tão zeloso e conhecer de uma forma profunda seu filho que entregou sua vida por amor a ti e para que você pudesse experimentar tudo isso ao lado Dele.

Deus te abençoe, 


Pra Rosangela Trote

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos