sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Palavra da Célula - 19/01/2012


PALAVRA PARA AS  CÉLULAS– 19/01/2012
      
Nas mãos do Oleiro


"Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jeremias 18:2-6)

Nenhum ser humano é capaz de transformar outro ser humano. Nós podemos sim ser instrumentos na mão de Deus, que é o único com tal poder. Só Deus pode mudar e moldar o caráter de uma pessoa e sua vida como um todo.

· Caráter etimologicamente quer dizer: COISA GRAVADA. CHARACTER (no grego) = GRAVAR.
· No dicionário Aurélio, caráter quer dizer: “QUALIDADE INERENTE A UMA PESSOA, O MODO DE SENTIR E DE AGIR DE UM INDIVÍDUO”.
· Nos livros de moral e cívica caráter é O ELEMENTO QUE NOS INDIVIDUALIZA, DANDO A CADA UM DE NÓS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.
Com certeza, muitos de nós já ouvimos por aí e acreditamos em um ditado popular que diz: “pau que nasce torto morre torto”. Esta é mais uma das “verdades” anunciadas por um mundo que não conhece a Deus e Sua palavra.
Deus pode sim mudar e moldar o caráter do ser humano, fazendo deste uma nova criatura! 2 Coríntios 5:17 diz: “pelo que , se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passara; eis que TUDO se fez novo”
Nós somos Sua criação, portanto só Ele tem a nossa “receita” e “fórmula” e só Ele pode mudá-la!
Esta palavra do livro de Jeremias ilustra muito bem este poder, que só Deus tem, através deste exemplo o oleiro e do vaso de barro.
     Para Deus mudar e moldar em nós um novo caráter devemos nos entregar em Suas mãos assim como o barro se coloca nas mãos do oleiro. Para que um caráter seja tratado e moldado, é preciso que haja o “dispor-se”. Deus fará algo novo e surpreendente a partir desta disposição!
Com certeza se o vaso sentisse dores ele não iria gostar nem um pouco daquela manipulação do oleiro.           Iria gritar “Pára! Está doendo! Deixa-me ficar meio torto e feio como eu sou!”
     Muitas vezes assim somos nós neste processo divino de transformação, gritamos, resistimos, murmuramos e até desistimos.
     Com certeza não é um processo fácil. Mas quem disse que seria? A bíblia diz que o reino de Deus seria conquistado com esforço, portanto para desfrutarmos o Reino de Deus e das promessas nele contidas precisamos primeiro conquistá-lo.

1-No que diz respeito ao nosso caráter

No que diz respeito ao nosso caráter, temos que nos submeter à Palavra de Deus e suas verdades. Temos que permitir que o espírito Santo nos ensine e nos ajude nesta mudança.
O primeiro passo, como sempre no Reino de Deus é o “EU QUERO!”
O segundo é começar a mudar pequenas atitudes em direção ao que diz a Bíblia.
Pequenas atitudes isoladas estabelecem hábitos em nossas vidas e os nossos hábitos imprimem nosso caráter.
Precisamos começar pelas pequenas coisas e então alcançaremos uma nova natureza!
Parece fácil começar pelas pequenas atitudes, porém este é um grande desafio para nós. Deixar de murmurar, deixar de mentir, deixar de falar palavrões, deixar pequenos vícios e outras “pequenas” atitudes.
Quando permitimos que Deus comece a mudança em nossas vidas pelo ponto certo, que é o nosso caráter a nossa essência, então Ele vai poder também reconstruir todos os nossos projetos.
Muitos querem as coisas externas transformadas por Deus sem deixar que Ele transforme as internas.

2-No que diz respeito aos nossos projetos

Todos os projetos em nossas vidas devem começar da forma correta. Assim como Deus (oleiro) é capaz de refazer um vaso novo com o barro do vaso que se estraga em suas mãos, Ele também fará em nosso ser e em nossos projetos. Em nossos projetos de vida devemos sempre olhar atentos para o começo de tudo, devemos sempre estar dispostos a permitir que o oleiro reconstrua de forma correta, sem interferir nas etapas, sem resistir.
A maioria das pessoas enfrenta problemas, principalmente num projeto no qual estão envolvidas, porque não começaram pela forma correta. Quando algo é iniciado de forma correta, deslizes que podem trazer eventuais prejuízos são evitados.
Muitos querem começar por onde outros estão terminando.
Começar da maneira certa, fala de uma disposição que homem de Deus precisa ter.
A disposição de se deixar ser moldado, de fazer o que é correto, faz com que as situações adversas não consigam demolir a sua convicção e por conseqüência seus projetos.. Uma convicção não é demolida por discursos quando há por trás um respaldo divino e uma conduta segundo a vontade divina.
Nesse processo, temos crido que o Evangelho de Jesus é um mecanismo de recurso e de confronto.
     O Evangelho de Jesus não pode se tornar um conforto para você, pois ele nos leva a um confronto.                                                      Muitas pessoas poderiam viver de forma melhor, mas estão limitadas porque em tudo o que fazem, começam de forma errada, contaminada, esquecendo que no Reino de Deus as coisas não funcionam dessa forma. Ficam, então, impedidas, atadas e não conseguem caminhar rumo ao êxito, dentro dos princípios que a Bíblia contém.
 Deus sempre está nos chamando a voltarmos aos princípios da Sua Palavra. Somente ela contém as verdades que devem permear e que irão sustentar a nossa vida. Se voltarmos aos princípios, começando por dentro de nós mesmo, se decidirmos fazer tudo como a Bíblia nos orienta, o que fizermos prosperará e descobriremos que existe algo muito nobre e bom que precisa não apenas ser admirado e desejado, mas vivido.

Que Deus Abençoe a todos! 


Apóstolos Fábio e Pra. Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos