segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Palavra da Célula - 08/12/2011


PALAVRA PARA A CÉLULA 


Oséias 2:14 a 23

Hoje vamos conhecer melhor o nosso de Deus. O texto que lemos foi escrito à aproximadamente 2700 anos e para um povo que fica a mais de 10.600km de São Paulo, contudo, ele traz uma revelação atual para nós. O Profeta Oséias foi chamado por Deus e por quase 40 anos ele teve sua vida usada como uma ferramenta poderosa para trazer muitas mensagens poderosas, mas vamos falar de uma específica. Naquela época o povo de Deus – Israel – estava afastado dos princípios do Senhor, vivendo no pecado da Idolatria, da Feitiçaria e se esquecendo das maravilhas que o Deus fez pela sua liberdade. Libertação da escravidão do Egito, a vitória sobre Jericó, etc.
Oséias como um profeta de Deus fez muito além de alertar a nação e tentar reconduzi-la ao caminho correto – a presença de Deus –, ele fez um sacrifício vivo para ilustrar o que o povo estava fazendo espiritualmente. Oséias passou por uma experiência muito terrível com sua esposa que era infiel e adultera. Naquela época as leis eram severas e a exposição vergonhosa a sociedade muito forte. Mesmo assim Deus o orientou de forma especifica e direta para que ele perdoasse sua esposa e a recebesse em sua casa, como se nada houvesse acontecido.  Oséias e seus filhos deveriam tratar aquela mulher – chamada Gomer – com amor e carinho, mesmo contrariando tudo e a todos, inclusive sua vontade. Essa atitude serviria para mostrar, como uma representação, uma ilustração, que Deus também receberia com amor e perdão o povo que havia pecado com infidelidade e idolatria. Isso nos revela que mesmo passando por situações difíceis, podemos ser muito úteis para Deus! Ele escolhe e chama pessoas, que semelhantemente a Oséias, passam por adversidades ou problemas. Ele as atrai à sua presença com laços de amor, para serem instrumentos poderosos na edificação de muitos e também para reconduzi-los aos dos princípios do Senhor. Um ótimo exemplo disso é o ministrador que vos fala! Não há quem não tenha problemas, a diferença é como se impor diante deles.
Oséias fez um tremendo sacrifício pessoal, para que todos - inclusive nós aqui e agora – aprendêssemos mais sobre o caráter de Deus. O resultado foi que os textos do livro de Oséias são, no velho testamento, os que mais revelam e apresentam Deus na sua essência. O Amor. Quer conhecer Deus? Invista tempo em ler a bíblia!
Veja, são apenas 10 versículos que resumem tudo. São 10 promessas, 10 Virtudes, 10 características do nosso Deus, o Deus Todo Poderoso, o Senhor e Pai do nosso Senhor Jesus. Abra sua mente e seu espírito para receber o favor que Oséias nos proporcionou e conheça melhor o seu Deus. Apesar dos 2700 anos de diferença, existem semelhanças no comportamento do povo de hoje e Deus quer usar esta revelação para promover mudança de vida no povo de Deus. Você e eu! Vamos lá:
(ler os versículos a cada tópico)
1. Vs 14 – Deus nos escolhe, nos atrai e fala ao nosso coração – você foi escolhido, atraído até esta reunião e agora Ele está falando ao seu coração. Em algumas traduções diz: “... vou falar com carinho.” Às vezes quando passamos por dificuldades, estamos sendo atraídos à presença de Deus, para buscá-lo e adorá-lo segundo a vontade dEle. Jesus também foi atraído para o deserto, para um período de santificação e para ouvir a voz do Pai. Mt 4:01
2. Vs 15 – Deus nos prospera e nos leva a adoração primitiva – Deus esta dizendo que vai restituir a provisão, os empregos as fortunas, as melhores coisas deste mundo. Vinhas representavam para aquele povo, uma maneira de produzir riquezas. Vale de Arcor foi o mesmo lugar onde Acã escondeu a capa roubada, porém nosso Deus é especialista em transformar maldição em benção! Onde havia espirito de rebeldia, mentira, roubo e idolatria, haverá esperança, salvação e adoração a Deus. Diz no texto que neste lugar Ele iria fazer com que as pessoas o adorassem como na antiguidade, como Adão amava Deus antes do pecado, como o povo amava Deus logo quando foram libertos da escravidão do Egito ou como Oséias deveria amar sua esposa antes da infidelidade e da traição. Você esta participando de uma reunião que honra, que busca os princípios da igreja primitiva. A igreja que Jesus estabeleceu desde Jerusalém.
3. Vs 16 – Deus nos busca para sermos íntimos, não religiosos – Aqui Deus nos mostra escolhas. Um escravo não pode escolher seu Dono, mas uma esposa pode escolher seu marido. Devemos amá-lo por que escolhemos amá-lo e não termos uma vida religiosa onde não existe intimidade ou relacionamento verdadeiro. O texto diz: “me chamará Meu Marido! Não mais meu Dono (senhor)". A esposa que é a igreja chama Deus de Meu Marido Amado!
4. Vs 17 – Deus nos separa e nos santifica – Que maravilhoso! Quando você se pegar dizendo algo que não deve, lembre-se desta promessa: “Tirarei dos seus lábios os nomes dos Baalains...” Toda idolatria, invocação a falsos deuses, palavras torpes, etc. são retiradas de nossas vidas pelo próprio Deus. Ele mesmo nos santifica, nos capacita, nos limpa e coloca as palavras corretas em nossos lábios!
Na sua boca existe poder de transformar a realidade do local onde você está! Em nossos lábios há poder de Vida e de Morte. Profetize Vida! Ensino: a bíblia nos mostra nos salmos que Davi pedia a Deus que enviasse anjos para guardar as palavras que saiam da sua boca. Peça isso.
5. Vs 18 – Deus nos protege das forças do inimigo – Aqui vemos Deus repreender bestas-feras do campo, serpentes e animais ferozes, que representam, demônios. Deus é soberano sobre todo poder que existe no universo. Existem muitas outras referências bíblicas a demônios, usando estes exemplos. Para a nossa segurança, Ele mesmo afasta as guerras, o arco e o desejo violento dos homens - homens sanguinários – em destruir o seu próximo. A paz que vivemos só é possível se Deus estiver a nosso favor. Não adianta passeatas, protestos ou qualquer tipo de manifestação da sociedade pela paz sem que isso envolva Jesus como o conquistador dela. A Paz só virá quando o povo se voltar para Deus e vice-versa. A bíblia diz que pisaríamos em serpentes e escorpiões e dano (mal, retaliações ou prejuízos) algum nos alcançaria.
6. Vs 19 – Deus é amoroso, Fiel, Justo, reto e compassivo – em algumas traduções como na RA, ainda vemos: benignidade, misericórdia e Juízo. Esta gostando de conhecer Deus? É assim que Ele se apresenta. Mesmo no meio da infidelidade do povo, mesmo no meio de tantas tragédias e calamidades, como as que vivemos hoje, Ele é tudo isso. Viu só, os problemas pessoais de Oséias não impediram de revelar o caráter de Deus. Suas questões pessoais, também  não vão impedir de Deus fluir através de você! Através da sua vida muitas outras pessoas vão conhecer a Deus! Por isso Ele quer te abençoar grandemente e restaurar seu testemunho.
7. Vs 20 – Deus é um Deus de Alianças – Agora vemos que Deus não se importa com a condição em que nos encontramos,  Ele diz que se casa conosco assim mesmo. Deus é fiel e não mente em suas promessas. Ainda continua dizendo que quer nos conheceremos melhor. Quando a aliança for verdadeira, Ele mesmo se fará conhecer. O Espírito Santo quer se apresentar a você nesta noite. O poder do Espírito Santo agindo através de milagres, trará conhecimento a respeito do pecado, da verdade e da justiça.
8. Vs 21 – Deus ouve nossas orações – A bíblia diz que orações ligadas e/ou concordadas na terra, serão ligadas também nos céus. Aqui vemos Ele dizer que está concordando com nossas orações – para os íntimos – e fazendo com que nossas súplicas cheguem até o céu, então Ele mesmo dá ordens  aos anjos e para todas as regiões espirituais, para que estas orações se concretizem na terra. Deus não despreza um coração quebrantado, toda oração feita com sinceridade e em nome de Jesus, alcança o coração de Deus e produz efeitos poderosos.
9. Vs 22 – Deus traz resultado às sementes plantadas – Jezreel significa “Deus semeia”. Tudo o que você semear no Reino de Deus, trará colheita! Existe um principio espiritual chamado “Lei da semeadura.”  Deus é assim. Ele semeia na nossa vida e nos quer ver semear no Reino de dEle. Aqui Ele fala de uma semeadura especifica: O Trigo que gera o Pão – este representa a palavra de Deus, o alimento, o corpo partido de Jesus na Cruz. Ao Vinho que representa alegria, unção, o sengue de Jesus derramado na cruz e o Azeite, o óleo novo, a presença do Espírito Santo, o movimento e santidade que ele traz a tudo que toca. Tudo isso se manifesta quando há semeadura – Jezreel – e quando Ele dá ordens que a terra manifeste seus frutos. Seja um semeador!
10. Vs. 23 – Deus quer salvar a TODOS. – Observamos até agora, que Deus se refere a sua igreja ou ao seu povo como uma esposa uma noiva. Ele é o noivo, o esposo. Ele é o nosso amado e nós somos o seu povo. Neste versículo Ele diz que chama aqueles que são encontrados com “Não povo de Deus”, serão amados também. Aqueles que são chamados “Não-amados” ou “Desfavorecidos” serão amados e escolhidos por Deus. Mesmo que você não participe de uma igreja, de uma célula ou de nunca quis ser chamado de crente ou evangélico, hoje Deus diz que Ele quer amar você e quer ouvir a sua voz dizer: “TU ÉS MEU DEUS!”.
O sacrifício de Oséias não foi o único. Jesus se sacrificou por todos os homens. Aqueles que crerem em seus corações e confessarem isso com suas bocas, como está no Vs 23. “Tu és o meu Deus!” estes serão salvos, remidos, justificados e perdoados dos seus pecados. Tudo isso foi conquistado por Jesus na Cruz. Hoje recebemos apenas um pouco por conta da entrega de Oséias. Imagine o que o Deus quer fazer na sua vida, uma vez que o sacrifício maior, definitivo de Jesus levou consigo toda condenação, todo preço, toda angustia e hoje somos salvos por meio daquele que veio e se sacrificou por nós. Jesus. Ele ressuscitou e quer ouvir sua voz.

Família Churchill

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos