sexta-feira, 27 de abril de 2012

Palavra da Célula - 26/04/2012

PALAVRA PARA A CÉLULA – 26/04/2012


     Mateus 23: 23 a 28

Muitos de nós, ao ouvirmos uma Palavra como esta, que reflete o quanto Jesus estava descontente, olhamos para os lados, balançando a cabeça, num sinal de que concordamos em 100% com as advertências feitas, ou fazemos uma expressão de indignação, como se falássemos: Quanta hipocrisia destes fariseus! Que fingidos estes líderes! Quanta iniqüidade destes homens!
Mas ao invés de fazermos isso, Deus nos convida hoje a olharmos para as nossas vidas, para o nosso coração, para os nossos pensamentos e palavras, para descobrirmos o quanto deste “farisaísmo” existe em cada um de nós.
Não se espante, não se ofenda, não resista, ninguém gosta de ser confrontado. Deus porque é misericórdia e amor também prefere exaltar nossas qualidades, mas às vezes é necessário para o nosso próprio bem que sejamos confrontados e exortados (Deus corrige o que ama – Hb 12: 16). Quando Jesus exortava aos fariseus e escribas não deixava de amá-los tanto quanto ama a um filho fiel e obediente, pelo contrário lutava desesperadamente para que eles se convertessem de seus maus caminhos (Mateus 23:37).
Esta exortação em Mateus 23 não foi para o povo que não conhecia a Palavra de Deus, foi para os fariseus (um nível de líder espiritual com grau elevadíssimo) e outros líderes religiosos (por causa desta passagem é que o substantivo fariseu passou a ser usado como sinônimo do adjetivo hipócrita).
Por isso, quanto mais conhecimento temos da Palavra de Deus, mais esta Palavra é para nós.
Queremos a posição de liderança, mas será que queremos a responsabilidade que esta posição traz sobre as nossas vidas, para com Deus e para com os homens? (“Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido”, Lucas 12:48).
Jesus não confrontou a prostituta Maria Madalena como aos fariseus, porque ela não conhecia a Palavra de Deus como eles.
Quanto mais você crescer no conhecimento da palavra de Deus, mais Deus vai cobrar humildade do seu coração. Em 1º lugar a nós apóstolos, depois aos pastores principais, depois aos  12, 144, 1728, pois a cobrança de Deus é proporcional a autoridade que Ele delega a nós. É muito fácil ter um discurso de humildade, mas sonde o seu coração e veja se nesta área você não é “fariseu”. Quando exaltado em público, o que passa em seu coração?
Temos visto muitos líderes das igrejas, vivendo diferente do que promete a Palavra de Deus; uma vida de escassez de paz, de saúde, de dinheiro, de amor, que ao invés de ser um testemunho positivo para o mundo, acabam sendo um mau testemunho, afastando as pessoas de Deus e envergonhando o nome de Jesus. Como está escrito no versículo 13 de Mateus 23: “pois fechais o Reino dos Céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar os que estão entrando”.
Quando se lê esse versículo podemos interpretar que esta entrada no Reino dos Céus se refere à salvação, mas na verdade diz respeito também a desfrutar das promessas de Deus para nós aqui na Terra, e não viver uma vida miserável aqui para depois ser feliz no Céu.
Não podemos confundir as provas que Deus estabelece para nosso crescimento e aprovação, com uma vida sempre miserável em saúde, dinheiro, paz, equilíbrio familiar e emocional.
Alguns culpam a Deus por seu insucesso, atribuindo a Ele o papel de um Deus que é muito duro ou exigente, ou culpando a outros homens: quando na verdade tudo isso é fruto de uma vida fora dos princípios da Palavra de Deus, onde o discurso é de obediência, fidelidade, santidade e amor, mas o coração e o corpo estão cheios de desobediência, infidelidade, lascívia, ódio e inveja. Alguns líderes ainda nem deixaram um vício “bobo” como o cigarro, que os mata a cada dia, e querem cobrar de Deus as promessas que não chegaram. Hipocrisia pura!
Outros líderes em seus lares gritam e desobedecem a seus pais, cheios de arrogância e rebeldia e pregam aos seus discípulos, com a maior naturalidade: “honra teu pai e tua mãe”. Outras desobedecem a seus maridos, amaldiçoam os filhos e em público recitam “mulheres sede submissas, a mulher sábia edificará sua casa”. Outros, como patrões, sonegam impostos, roubam seus funcionários, não dão dízimo, não se dedicam às suas empresas e querem prosperidade de Deus. Outros ainda, como empregados, dão péssimo testemunho em seus trabalhos chegando atrasados, sendo mal humorados, e depois querem convidar seus companheiros de trabalho para irem à célula que lideram e não sabem por que nunca têm êxito neste convite. Outros são murmuradores, não cumprem os jejuns, não oram e querem milagres em suas vidas.
Reflita um momento sobre essas coisas (faça um silêncio de um minuto).
Deus hoje não está nos falando essas coisas para nos condenar, nos envergonhar e sim porque nos ama e quer que sejamos definitivamente felizes.
Cuidado com seu testemunho! O nome de Jesus está em exposição em sua vida.
Você pode esconder seus maus pensamento e atitudes, mas a sua vida principalmente como um líder, estará exposta diante de muitos.
Não dá para esconder os frutos, sejam eles bons ou ruins.

Ótima reunião, amamos vocês!

No amor e no temor do Senhor,
Apóstolos Fábio e Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos