quinta-feira, 5 de abril de 2012

Palavra da Célula - 05/04/2012


PALAVRA PARA A CÉLULA – 05/04/2012

ÊXODO 12:1 a 14

           Nesta semana muitos cristãos de todo o mundo estão se preparando para celebrar mais uma festa da Páscoa. Em Levítico, capítulo 23, o Senhor fala a Moisés sobre as festas solenes, as santas convocações, e no versículo 5 Ele fala da Festa da Páscoa.
          A Páscoa sobre a qual vamos aprender hoje  não é aquela que os supermercados, as lojas e a televisão estão anunciando. Não é uma Páscoa de coelho, nem de ovo de chocolate. Essa é a Páscoa que o mundo inventou que não tem relação nenhuma com a Páscoa revelada na Bíblia. Vamos conhecer a verdadeira Páscoa, aquela que nos foi dada pelo Senhor. Você verá que ela é muito mais emocionante e maravilhosa e que não custa dinheiro, mas, tem poder para mudar a nossa vida de maneira radical.
         Vamos então mergulhar no que a Bíblia diz?
          A celebração da Páscoa tem como significado lembrar e transmitir a geração presente os feitos e o caráter libertador do nosso Deus.
          ASSIM como no velho testamento a Páscoa representa o momento que Deus levanta Moisés para libertar Israel do jugo do Egito, aspergindo o sangue do sacrifício de cordeiros sem mácula e sem rugas sobre os umbrais das portas das famílias de Seu povo, protegendo-as e livrando-as da morte, no novo testamento o mesmo Deus de misericórdia, na Páscoa, entrega seu filho Jesus Cristo como O Cordeiro Santo sem pecados, sem máculas, para morrer na cruz do calvário e derramar pelo Seu povo o sangue que da mesma forma protege e livra da morte.
         A Bíblia nos mostra no livro de Êxodo que o povo de Israel estava já há centenas de anos sob a escravidão de faraó no Egito.
Os escravos hebreus padeciam debaixo de um jugo de trabalhos forçados, construindo ídolos egípcios (esfinges) e pirâmides (túmulos aos faraós).
Enquanto sofriam, clamavam ao seu Deus, e Ele compadecendo-se da aflição do Seu povo, enviou um libertador: Moisés.
Moisés não poderia libertar mais de um milhão de pessoas com sua própria força, mas o poder de Deus estava com ele.
Por resistir Faraó a todas as petições de Moisés para que o povo fosse livre, Deus enviou nove pragas que afligiram duramente o povo do Egito, porém ainda assim Faraó resistia a Moisés e ao Deus de Israel. Veio então a décima praga, que seria a morte de todo o primogênito na terra do Egito. Nesta última praga Deus daria o que seria o sinal da libertação definitiva dos israelitas.
Deus deu então estratégias a Moisés e a Arão (líder do povo) para que celebrassem a Páscoa (a preparação para a libertação definitiva).
A Páscoa representa libertação espiritual (o povo seria livre dos falsos deuses do Egito), emocional (o povo seria tratado dignamente e livre dos flagelos da escravidão) e física (o povo seria livre para possuir a sua própria terra).
O sentido prático disto é que o mesmo Deus que acompanhava Moisés está aqui hoje para fazer o mesmo com cada um de nós (nos libertar de enganos espirituais, curar-nos emocionalmente, e nos fazer prósperos e possuidores de nossa própria terra) nos livrar das dívidas, do aluguel, etc...
A celebração da Páscoa consistia em tomar um cordeiro sem defeito para cada família do povo, imolá-lo, assá-lo, deixando seu sangue á parte para aspergi-lo sobre as ombreiras e sobre as vergas da porta de cada casa dos hebreus, para que o anjo da morte não tocasse nos primogênitos do povo de Israel que estavam na terra do Egito.
Também o cordeiro deveria ser compartilhado com os vizinhos e servido com pães asmos (sem fermento) e ervas amargas.
Todos deveriam celebrar a Páscoa à noite e estar vestidos (vs. 11), calçados e com cajado na mão, pois pela manhã estariam livres para partir. (Quando chega o dia da nossa libertação, nenhum minuto a mais Deus nos deixa preso, Ele tem na verdade, pressa de nos libertar e nós precisamos saber disso e crer).
Quantos ali no meio daquela multidão já pensavam que morreriam no cativeiro?
Quantos hoje aqui acham que seu problema não tem solução, que não há uma saída?
Pois saiba que o Libertador de Israel está vivo, Ele está aqui, e vai libertá-lo de tudo o que o oprime. (Seu nome é Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo).
Esta passagem em Êxodo aconteceu com Moisés e com o povo naquele tempo, e continua a acontecer até hoje, pois estes fatos históricos falavam profeticamente (previamente) das coisas que aconteceriam em nossos dias.
Nesta história cada elemento possui o seu significado espiritual e nós veremos agora um a um:
1) O Egito: Corresponde hoje ao nosso passado de pecado e sofrimento longe de Deus
2) Faraó: Corresponde hoje ao maligno, nosso inimigo espiritual que tenta aprisionar os filhos de Deus no pecado.
3) Israel: O povo santo que ama e obedece a Deus hoje.
4) Moisés, o libertador de Israel: corresponde a Jesus, o libertador do povo de Deus, hoje.
5) O cordeiro compartilhado nas casas: A Palavra (O verbo, Jesus) que estamos compartilhando hoje nas células.
6) As famílias: As células que se reúnem para se alimentar da Palavra.
7) O sangue do cordeiro sobre a porta: Representa o poder do sangue derramado por Jesus na cruz para a remissão de nossos pecados e para nossa libertação e proteção contra o destruidor (satanás que hoje mata, rouba e destrói) atentados, sequestros.
8) Os pães asmos (sem fermento): representa a remoção do pecado de nossas vidas, de nossas casas, para que não sejamos mais escravizados por ele. (O fermento na Bíblia representa o pecado).
9) Ervas amargas: representam a lembrança do sofrimento do qual Deus libertou Seu povo, das amarguras sofridas no tempo da escravidão. É lembrar que devemos nutrir a gratidão e a santidade.
10) Lombos cingidos: o revestimento que obtemos pela prática da justiça. (Efésios 6 fala da couraça da justiça). A vida protegida pela prática da Palavra de Deus.
 11)Sandálias nos pés: O exercício da liberdade, do poder de ir e anunciar a salvação (Efésios 6 também fala dos calçados da preparação do evangelho da paz). (Lembrar que os calçados nos permitem irmos sem sujarmos ou ferirmos nossos pés). Ir resgatar os perdidos sem se contaminar, pisar as forças das trevas sem ser feridos.
12)Cajado na mão: A presença, a direção e a autoridade do Espírito Santo sobre aqueles que andam com Deus (em tudo que empreendemos, não estamos sós, mas o Espírito Santo está ao nosso lado para nos dirigir, consolar (Salmo 23), fortalecer).
13) A Páscoa: A libertação espiritual do povo de Deus das trevas e sua transposição para o Reino de Deus, como está escrito: “Ele (Jesus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor”.
   Na Páscoa celebraremos perpetuamente, a aliança de sangue que Deus fez conosco, o seu povo escolhido, para nos libertar definitivamente da escravidão!
No domingo dia 15/04 celebraremos nos três cultos esta grande festa (PÁSCOA) em seu verdadeiro sentido e significado bíblico.
Convide amigos e familiares, pois será um momento de libertação da cegueira e dos enganos, que este mundo que jaz no maligno, imprime na vida do ser humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos