sexta-feira, 30 de março de 2012

Palavra da Célula - 22/03/2012


Palavra da Célula- 22/03/2012


Vivemos tempo de milagres!

         Nos evangelhos de Jesus estão relatados inúmeros milagres realizados por Ele. Entre os milagres constam ressurreição de pessoas. Mortos que aos olhos humanos não tinham mais vida, mas aos olhos de Deus apenas dormiam. Jesus trouxe a este mundo palavras de esperança, conforto e demonstração de poder.
 Nos 3 relatos de ressurreição descritos abaixo, Deus quer nos ensinar 3 lições importantes para a nossa vida:

1) Diante de Jesus, abrir mão do orgulho:
Marcos 5: 22-Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés.
         23-E insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.
        24-Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o.
 Jairo, descrito como um dos principais da sinagoga, um líder da religião judaica. Um homem conhecedor e praticante das leis de Deus.
         A Bíblia revela uma situação que pode acontecer a qualquer um de nós, um momento terrível em sua vida: sua filha acometida de uma enfermidade.
 Certamente Jairo buscou a medicina, buscou conselho dos amigos, buscou os sacerdotes da sinagoga, buscou a Deus segundo a sua tradição, mas nada do que ele fez está resolvendo.
          E agora? Sua filha piorando e desfalecendo.  Porém naqueles dias estava de passagem pela sua cidade um homem chamado Jesus Cristo.
          Sua fama dizia que Ele era um enviado de Deus e por onde Ele passava os milagres aconteciam no meio do povo. Jairo teve um sentimento tão forte que o levou a tomar uma atitude: abrir mão da tradição religiosa, abrir mão da sua aparência como principal da sinagoga, abrir mão dos conselhos dos sacerdotes, e foi buscar Aquele que é a resposta para as nossas dificuldades. Quantas vezes, Deus quer se aproximar de nós, mas é impedido pelo orgulho do nosso coração?
        Jairo soube vencer esta barreira da alma e se humilhar diante de Jesus. Com a atitude de Jairo e a compaixão do mestre Jesus, se manifestou o poder de Deus.
        Os versículos seguintes mostram que quando Jesus chegou à casa de Jairo havia grande pranto e choro, pois a menina já estava morta. Neste momento Jesus entra na casa e diz: “Por que fazeis alvoroço e chorais? A menina não morreu, mas dorme”. E tomando a mão da menina disse: “Talita cumi” que traduzido é: “menina a ti te digo , levanta-te”. A palavra de vida de Jesus trouxe de volta o futuro da menina.
 PRIMEIRO ENSINO: nosso orgulho é o inimigo do amor e do poder  de Deus.

2) Junto de Jesus, não estamos sozinhos:
Lucas 7:  11- Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão.
12- Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela.
13 - Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!
14-Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!
15-Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.
16-Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.

       Quem conhece uma viúva sem família? Podem imaginar como ficaria a sua vida também sem o seu filho, sem sua companhia, sem aquele que a ajudaria em um problema de saúde ou para ajudá-la com as contas de casa, e às vezes até para se movimentar de um lugar a outro? Mas meu desejo é que você também se veja numa outra situação, uma pessoa que até possa ter uma família, mas a família não o tenha.
        Às vezes as brigas, discussões, separações dentro das famílias, nos deixam sozinhos e sem ajuda.       Saiba que não importa a situação que você ou alguém possa estar passando, Deus vê todas as coisas e sabe da importância de habitarmos em família. É mais do que relacionamentos de amizades, mas relacionamentos de amor que nos dão suporte. A viúva de Naim recebe de volta uma parte da sua vida, o seu filho ressurreto. Posso fazer um paralelo quando Jesus estava pregado na cruz e vendo a sua mãe Maria, já viúva, e o seu jovem discípulo João, diz um ao outro: João, esta agora é a sua mãe, e mulher este agora é o seu filho (João 19: 25-27). Jesus sabia que os dois precisariam um ao outro.
        O coração de Deus pode restaurar relacionamentos de família, de amizades, e até mesmo prover outra família que pode substituir uma ausência familiar.
SEGUNDO ENSINO: a nossa dor atrai a atenção de Jesus.

3) A Palavra de Jesus transforma situações:
João 11: 38- Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
39- Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
40- Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
41- Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
42- Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
43- E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
44- Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.

        Pode um decreto de morte ser anulado por outro decreto? Pode, quando o autor da palavra tem poder e autoridade para fazer. Este texto revela que Jesus disse em voz alta o nome do morto para que a multidão visse o morto voltar à vida.
       Não um morto qualquer, mas um morto há 4 dias!  Há situações em nossa vida que parece não haver mais saída! Ou então semelhante a uma tempestade no mar, queremos ir para frente, mas somos empurrados de um lado a outro por barreiras em nossa vida como ondas gigantes querendo nos tragar. No livro de Marcos 6: 48, uma tempestade alcançou o barco com os discípulos de Jesus, e Ele ao longe, sabendo a dificuldade deles em remar por que o vento era contrário veio ter com eles.
       Naquela situação liberou uma palavra de autoridade repreendendo os ventos e eles não experimentaram a morte. Creia que o Seu desejo é que possamos aprender a ter confiança nas Suas palavras, pois elas são carregadas de poder para mudar situações.
        As irmãs de Lázaro choravam há 4 dias pelo irmão, sem saber como seria o dia de amanhã.
        Os discípulos de Jesus, homens do mar, viveram uma tempestade maior do que as suas habilidades.
        Terceiro ensino: o meu adversário pode ser a morte o medo, a dúvida, a incapacidade, mas Jesus tem palavras de poder que são maiores e mais poderosas do que todas estas e que podem transformar morte em vida, medo e dúvida em fé e incapacidade em poder!

           Deus os abençoe em nome de Jesus.

Roberto e Flavia Helou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos