terça-feira, 17 de maio de 2011

Palavra da Célula - 05/05/2011


PALAVRA PARA A CÉLULA – 05/05/2011

Êxodo 13: 17 a 22

A Páscoa que celebramos (semana passada) representa libertação.
 Deus com mão forte tirou o Seu povo do Egito, da opressão, do cativeiro imposto por Faraó.
As festas bíblicas são atos proféticos que chamam a existência àquilo que simbolizam. Se Páscoa significa libertação então estamos debaixo de um mover de libertação.
Todos devem estar atentos aos fatos que estão acontecendo ao nosso redor. Muitos testemunhos foram dados esta semana sobre mudanças em todas as áreas da vida dos discípulos (salvação de familiares, bênçãos financeiras, curas, libertações).
Porém, passada a saída do Egito, o que temos adiante de nós?
Res.: A caminhada para a terra prometida, a visão de conquista e posse da liberdade definitiva.
Uma caminhada ou a conquista de algo representa um desafio, que por sua vez pode significar incerteza e receio, mas o que Deus quer nos dizer hoje é: que ele irá conosco para nos guiar, proteger e assegurar nosso sucesso. (declarar isso de forma enfática e tomar posse).
O que vemos neste texto é que Deus se apresenta ao povo para guiá-lo pelo deserto, tentando livrá-los de tudo o que pudesse atrapalhar sua jornada até Canaã, Terra Prometida.
No vs. 17 vemos o Senhor desviando a rota do povo de Israel da terra dos Filisteus (povo inimigo que hoje são os Palestinos) FILISTEUS = FILISTINA = PALESTINA.
Em todos os nossos desafios Deus nos livra das ciladas dos nossos inimigos espirituais, aqueles que andam com o Senhor, estão sempre protegidos, pois Ele é o sol e escudo (salmo 84:11), Ele é a nossa defesa e socorro presente no meio da tribulação.
No vs. 18 temos por revelação outra estratégia adequada a qualquer jornada de conquista: andar em unidade e sobre liderança.
O vs. 18 diz que arregimentados subiram os filhos de Israel.
Arregimentados significa avançar unidos, segundo princípios e normas bem estabelecidos (como um exército) e debaixo da direção de um general (no caso Moisés que por sua vez se submetia inteiramente a Deus).
Andar sozinho pelo deserto leva a morte, e o que o nosso inimigo espiritual sempre tenta fazer é nos isolar.
Satanás sempre tenta colocar desunião na família, separando pais e filhos, irmãos e irmãs, truncando a comunicação, ferindo relacionamentos, pois ele sabe que há um princípio espiritual que diz: um reino dividido não pode subsistir.
Nosso inimigo sabe que unidos somos fortes e invencíveis, porém nós também sabemos disso e por isso, vamos caminhar arregimentados e unidos na família, nas células, na igreja, sob a liderança das autoridades espirituais que Deus nos concedeu para nos orientar e sob a direção soberana do Espírito Santo, que é o nosso guia na terra (falar rapidamente sobre o Espírito Santo como aquele que nos ensina, guia e fortalece nas batalhas).
Também outro cuidado que inspira a Moisés no vs. 19. Eles tiraram do Egito os ossos do patriarca José, pai daquele povo.
O Egito representa trevas, o tempo em que vivíamos no pecado e o que Deus quer de nós é que as coisas que nos são preciosas sejam tiradas do Egito. (isto representa santificação e uma libertação integral).
Nada que nos seja precioso deve ficar no mundo; nem nossa família, nem nossos amigos, nem nossa memória (não devemos ter saudades do Egito, pois este representa maldição e nós fomos salvos por Jesus para vivermos sob a benção).
Não basta sairmos do Egito, o Egito tem que sair de dentro de nós. A vida sem Deus e o pecado só nos trouxe decepções e ruína, se rompemos com o Egito, vencemos o deserto e entramos na terra prometida (nosso sonho).
O povo de Israel partiu de um lugar chamado Sucote (que significa cobertura) vs. 20, isto mostra que Deus deu àquele povo em cada etapa da jornada, sua cobertura e provisão.
Assim é o nosso Deus, nos assiste mesmo quando estamos no deserto. Se você está vivendo momentos difíceis, saiba que Deus não se afastou de você, mas em cada dificuldade Ele lhe mostrará seu socorro, provisão e refrigério (Sucote vem de Sucat que é uma cabana para se esconder do sol escaldante do deserto).
Outra lembrança importante no vs. 21, o Senhor no curso desta vida, nos guia de dia e de noite para que não andemos sem direção ou em círculos.
Se formos sensíveis à presença e à voz de Deus não seremos confundidos, nem teremos tantas perdas, pois Deus através de Sua palavra (a Bíblia) e do Espírito Santo, nos dará a direção correta acerca das atitudes a tomar e do caminho a seguir.
Note que Deus os guiava em todo o tempo, pois eles deviam caminhar de dia e de noite (vs21), isto prova que Deus tinha pressa em tirá-los do deserto.
O mesmo, Deus quer fazer conosco hoje, por isso devemos nos apressar em fazer o que Deus nos manda, sermos diligentes em fazermos Sua vontade, pois ele tem pressa de nos abençoar.
O caminho para a benção é a obediência, quando somos rebeldes, fazendo tudo do nosso jeito, pondo em primeiro lugar nossa vontade murmurando contra as diretrizes de Deus, então prorrogamos a entrada na benção, mas quando obedecemos somos alcançados pela benção do Senhor.
Por fim, diz o vs22 que nunca se apartou do povo a coluna de fogo e de nuvem (a própria presença de Deus).
Repitam: Deus nunca nos abandonou.
A palavra nunca representa: nem quando se sentiram sós, nem quando pecaram, nem quando sofreram, nem quando duvidaram que a terra prometida existisse.
Este mesmo Deus está aqui hoje, Ele te ama, quer tirá-lo do deserto e vai levá-lo a terra prometida. Seu nome é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

  Deus te abençoe,
  Apóstolos Fabio e Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos