segunda-feira, 4 de abril de 2011

Palavra da Célula - 31/03/2011


PALAVRA PARA A CELULA 31/03/2011

Lucas 5: 1 a 11
      Esta mensagem, da pesca maravilhosa, acontece logo no início do ministério de Jesus.
      Sabemos que até os 30 anos Jesus viveu, basicamente, como um homem comum, (embora ainda quando criança já dava sinais de Sua Divindade) quando então foi batizado no Rio Jordão por João Batista, seu primo e profeta, e então desceu sobre Ele o Espírito Santo (Lucas 3:22“E o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea de pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és meu Filho Amado, em Ti Me comprazo.”). Em seguida, no capítulo 4 do evangelho de Lucas está descrita a tentação de Jesus no deserto, quando venceu o diabo através do jejum e da obediência e declaração da Palavra de Seu Pai. Em seguida, ainda no capítulo 4:18 e 19 Jesus declara o motivo de Sua vinda diante dos que estavam ali na sinagoga. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor”.
Depois desta declaração de Jesus, que já estava profetizada no livro do profeta Isaías, Ele é expulso de Nazaré, sua terra (Lucas 4:24) pelos religiosos da época e fariseus que assustaram-se porque viram poder Nele e queriam até matá-Lo.
A partir daí então começam os sinais, prodígios e maravilhas, os grandes milagres que selaram o ministério de Jesus.
Jesus saindo de Nazaré desceu à Cafarnaum, cidade da Galiléia e ali já começou expulsando um demônio (Lucas 4: 33 a 36“Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz: Ah! Que temos nós Contigo, Jesus Nazareno? Viemos para perder-nos? Bem sei que és: O Santo de Deus!. Mas Jesus o respondeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal. Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?”.
Mais adiante entrou na casa de um homem, Simão, cuja sogra estava enferma com muita febre, orou por ela e a febre a deixou imediatamente.
E foi andando e expulsando mais alguns demônios e por isso uma multidão começou a aparecer e aproximar-se Dele porque reconheciam Seu poder. Como está escrito no evangelho de Mateus: “... o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e os que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou”.
Neste contexto, onde a Palavra diz que a multidão apertava-O, junto ao lago de Genesaré, Jesus viu dois barcos parados à beira do lago e os pescadores recolhendo e levando as redes vazias, pois nada haviam pescado.
Jesus entrando em um dos barcos que era o de Simão, pediu que ele o afastasse um pouco das pessoas e continuou ensinando do barco à multidão (lembre-se que a multidão O apertava).
Quando acabou a pregação, Jesus disse a Simão: “Faz-te ao mar alto e lançai as vossas redes para pescar”. Simão então responde: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas porque mandas, lançarei a rede”.
Simão obedecendo a Jesus, saiu com seu barco e pescou uma enorme quantidade de peixes que chegava a romper a rede, a ponto dele fazer um sinal a outro pescador que estava em outro barco para o ajudar; e este foi e a quantidade de peixes era tanta que encheu ambos os barcos de maneira que quase afundavam de tão pesados que estavam.
Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: “Senhor, ausenta-te de mim porque sou um homem pecador”.
Foi então que Jesus disse a Simão a tão conhecida declaração: “Não temas, de agora em diante, serás pescador de homens” e estavam com ele Tiago e João que eram companheiros de Simão e a palavra nos mostra que eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.
O que isto tudo tem a ver com a nossa vida? A bíblia mostra que a multidão apertava Jesus clamando por um milagre, por um toque Dele, mas não relata nenhum milagre que aconteceu no meio dela, e sim a manifestação de um grande milagre na vida de Simão, que aparentemente nem estava “preocupado” com tudo aquilo.
Simão, assim como toda aquela multidão, já sabia que em Jesus havia poder, Jesus já havia curado sua sogra, portanto bem poderia estar ali, apertando-O e pedindo desesperado: “Senhor, me ajuda, socorro, não pesquei nada, faz um milagre, eu já Te conheço, o Senhor já foi na minha casa, já curou a minha sogra...”.
Mas Pedro não aparece como um pedinte e sim como um ajudador de Jesus, quando o Mestre pede o seu barco para levá-lo um pouco afastado da terra, para poder continuar ensinando à distância aquela multidão que o apertava.
Quando, depois de pregar para a multidão Jesus deu o comando para Simão Pedro voltar e pescar, ele poderia ter dito: “Agora? Nem pensar, estou exausto, tentei a noite toda e não consegui nada, ainda tive que esperar o Senhor acabar a pregação aqui do meu barco. Amanhã eu tento de novo”.
Mas a reação de Simão foi de obedecê-Lo imediatamente!
Quantas vezes será que, Jesus já não deu uma direção em nossas vidas, numa hora em que já estávamos cansados, e desanimados, e deixamos de obedecê-Lo, e aquela seria a hora do milagre acontecer?
Tanto a multidão como Pedro reconheciam o poder de Jesus, mas alguns reconhecem Seu poder e depois disso passam a exigir Dele Seus milagres, outros reconhecem Seu poder para honrá-Lo e adorá-Lo e a Ele oferecer o que tem de mais precioso.
Como você tem se aproximado de Jesus? Como a multidão, exigindo, exigindo, exigindo Dele um milagre, insistentemente, ou como Simão Pedro, disposto a serví-Lo e obedecê-Lo?
Enquanto a multidão queria “grudar” em Jesus através de Suas bênçãos, Simão pedia que Jesus se afastasse dele, porque sentia-se indigno de estar perto do Mestre, tamanha a honra que dava a Ele.
Hoje Jesus quer te ensinar o caminho da provisão, do milagre, através desta passagem.
Não sinta-se culpado, se você não estava buscando-O como devia, a Palavra nos mostra que Jesus continuou ensinando a multidão. Ele nunca abandona os que buscam, mesmo que mais por interesse do que por amor e gratidão eterna por tudo que Ele já fez e conquistou por nós na cruz, mas o que hoje Ele quer que você saiba é que o milagre virá, não pelo seu muito pedir e sim pelo que Ele pode ver em seu coração.
Foi um coração obediente, disposto a servir, humilde, perseverante, capaz de honrar e obedecer, honrando a quem deve ser honrado que fez de Simão Pedro, mais conhecido por nós como Pedro, um dos 12 discípulos de Jesus, uma das estacas humanas para alicerçar a Igreja de Cristo sobre a face da terra.
A eleição dos 12 de Jesus se dá em Lucas 6, depois desta passagem da pesca maravilhosa, o que revela que Jesus deu poder a quem já revelava um coração de discípulo, e não deu primeiro o poder para gerar um discípulo.
Reflita sobre isto tudo, mude a sua forma de relacionar-se com Jesus e receba como bênção, milagres em sua vida, e a unção para ser um pescador de homens. Ele precisa de você!

Deus te abençoe,
Amamos vocês, Aps Fábio e Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos