quarta-feira, 20 de abril de 2011

Palavra da Célula - 14/04/2011


Palavra para a Célula - 14/04/2011

GÊNESIS 1:1 a 31 e 2:1 a 3

Quando olhamos para este capítulo vemos quatro etapas dentro do processo da criação as quais representam atitudes indispensáveis para o êxito de qualquer projeto humano.

Estas etapas são:

1)   Planejar: Ao analisarmos este texto, verificamos que Deus planejou em sua mente criativa, todo um ambiente para a existência humana.

A Terra como um todo, era o berço planejado cuidadosamente com todos os detalhes e requisitos para conter a vida do homem.

Toda a beleza e suficiência que há neste planeta foi planejada e criada por sua causa (dizer isto aos presentes de forma pessoal), pois você faz parte de um plano maravilhoso de Deus .

Deus avaliou tudo que seria necessário para que vivêssemos bem na terra e isto nos revela a importância de termos uma visão antecipada de tudo que será necessário para que nossos projetos tenham êxito.

Alguns projetos se frustram, ficam paralisados ou dão prejuízo, apenas por falta de planejamento.

Até nas coisas mais simples é necessário planejar. Uma dona de casa, por exemplo, ao decidir fazer um bolo, precisa antes verificar se tem em casa todos os ingredientes daquela receita.

Um ingrediente que falte, pode produzir um resultado completamente indesejado como um bolo embatumado.

O próprio Senhor Jesus ensinou em uma de suas parábolas, que se um homem vai construir uma torre, deve primeiro aferir seus recursos, para que a obra não pare no meio e este fique envergonhado.

Em tudo precisamos pedir a Deus que nos ilumine para que saibamos o que vamos querer, em quanto tempo, e que recursos nós usaremos para alcançar aquele objetivo.

2)   Profetizar: depois de ter um plano bem claro em sua mente o Criador sabia que toda potencialidade deste plano estava em sua voz profética.

Tudo seria gerado pelo poder de sua palavra. Disse Deus haja luz e houve luz (vs.3).

É muito importante levarmos nossos planos a Deus em oração, pois está escrito: “confia ao Senhor os teus planos e eles serão estabelecidos”, mas o que devemos saber também é que há poder em nossa boca para edificarmos nossa própria vida através do nome de Jesus (este nome tem poder e tudo que for determinado através da autoridade que ele contém, será estabelecido por Deus sobre a Terra).

Quando oramos e profetizamos, liberamos a palavra que trará a existência do mundo espiritual para o físico aquilo que ela representa. Comece a profetizar vitórias e bênçãos através de palavras desta natureza. Renuncie a toda linguagem derrotista e pecaminosa.

3)   Executar: A criação não só ficou no sonho ou na conversa. A Terra em que vivemos Deus se esmerou, trabalhou firme e ininterruptamente até que tudo estivesse pronto para Jesus, pois tudo que foi feito, foi feito para a glória do Seu Nome.

Houve, porém, trabalho diligente, fruto da fé que Deus tinha neste projeto lindo que é a sua vida.

A indecisão ou a teorização das coisas nunca edifica nada, como está escrito: “aquele que só olha para as nuvens, nunca colherá”.

Quem quer colheita precisa arar a terra, comprar sementes, semeá-las e esperar. E isto é mais que decidir, é executar.

Só os que executam, vêem resultado, só os diligentes é que prosperam.

Há muitos que vivem postergando atitudes. Exemplo:

“Semana que vem eu começo o regime”

“No mês que vem eu entrego meu dízimo”

“No ano que vem eu vou para a escola de líderes”

“Em 2012 já estarei pronto para ter minha própria célula”

Nosso Deus é Deus do aqui e do agora para respaldar todos os que ousam dar passos de fé tomando atitudes. Quando Moisés diante do Mar Vermelho clamou ao Senhor, Deus lhe respondeu: “ponham os pés na água que o mar se abrirá” e assim sucedeu.

4)  Avaliar: A cada parte do projeto executado, houve uma pausa para avaliar resultado e desempenho. Obviamente por ser Deus o idealizador e o executor deste plano, ao fim “tudo era muito bom” (vs.31).

   Se Deus que é perfeito investiu tempo em avaliar seu trabalho, quanto mais nós, seres tão sujeitos ao erro, precisamos revisar nossos planos, palavras, atitudes, relacionamentos, constantemente, pois isto além de ser ordenança de Deus (examine-se o homem a si mesmo), é sinal de sabedoria e maturidade em quem pratica o ato de olhar para si mesmo.
   Há pessoas que quando apontadas em suas falhas, ao invés de se examinarem e aprenderem com o confronto, só se defendem. Estes, pouco crescem e vagarosamente se transformam, o que também retarda a realização de seus sonhos.
   Já o que se antecipa em examinar-se, redimindo-se de suas falhas, se isenta de ser julgado e tem passe livre para desfrutar da aliança, pois está escrito que após nos examinarmos podemos comer do pão e beber do vinho.

 Tenha êxito em todos os seus projetos! Seja imitador do Criador! 

     1) AVALIE 

     2) EXECUTE

     3) PROFETIZE 

     4) PLANEJE

Deus abençoe a todos! Nós amamos vocês!
Aps. Fábio e Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos