terça-feira, 22 de março de 2011

Palavra da Célula - 17/03/2011

PALAVRA DA CÉLULA 17/03/2011
     
Lucas 2: 25 a 35

Esta palavra revela o poder do Espírito Santo através da fé.
Simeão era um homem justo e piedoso, que morava em Jerusalém.
A bíblia não declara explicitamente que ele era um conhecedor da palavra de Deus, mas nós podemos concluir isto quando no vs. 35 está escrito que ele esperava a consolação de Israel, ou seja: ele conhecia o velho testamento
Todo o velho testamento, desde o livro de Gênesis, já aponta para a vinda de um Cristo Salvador, o Messias de Israel.
Com certeza, Simeão, como todo bom judeu, era um conhecedor da Palavra de Deus.
Porém há um detalhe interessante nesta passagem bíblica, que enfatiza a presença do Espírito Santo sobre a vida de Simeão.
O Espírito Santo faz parte da trindade de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Às vezes imaginamos que o Espírito Santo só apareceu e passou a ter poder a partir do novo testamento quando Ele desceu sobre Maria em Lucas 1,35; ou no batismo de Jesus em
Lucas 3: 22; ou no Pentecostes em atos 2.
       A verdade, porém, é que já no segundo versículo do primeiro capítulo de toda a bíblia, Ele já está presente participando da criação dos céus, da terra e de tudo o que neles há, inclusive o homem.
O que aconteceu com a ressurreição de Cristo é que cumpre-se o plano de salvação  de Deus para toda a humanidade e  o véu do Santo dos Santos que separava o homem de Deus, rasga-se, (Mateus 27:51) e o homem passa a ter acesso livre a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Porém, o Espírito Santo SEMPRE esteve aqui na terra. Antes de Jesus, com certeza, os que desfrutavam de Sua presença e poder eram os que o buscavam com mais intensidade e de todo o coração (“buscar-me-eis e me achareis, quando me buscares de todo coração” Jeremias. 29,13). Jesus Cristo veio como o Caminho facilitador de acesso a Deus, já que o próprio Deus percebeu que precisava ajudar o homem a chegar até Ele.
Tudo indica, portanto, que Simeão era deste grupo de homens que mesmo antes da Ressurreição de Cristo, puderam desfrutar da presença e do poder do Espírito Santo, com certeza, como resultado de uma vida reta de temor e busca constante a Deus.
Esta relação forte com o Espírito Santo já dava a Simeão dons de revelação (vs. 26), discernimento (vs. 27 e 28) e profecia (vs. 32, 33, 34 e 35).
Também o fato de ser justo e piedoso indica que o fruto do Espírito Santo, descrito em Gálatas vs.5 manifestava-se em sua vida.

Nesta passagem do livro de Lucas, Jesus havia acabado de nascer e estava sendo levado por seus pais ao templo para segundo a lei dos judeus, consagrá-lo, como uma criança comum.
Ninguém sabia quem era aquela criança, não havia nenhum sinal, ou brilho visível aos olhos naturais que apontassem que no colo de Maria estivesse o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré.
        Porém Simeão, como já foi dito, desfrutava do Espírito Santo de Deus e de todo o Seu poder e porisso era um homem que já ouvia o que os ouvidos humanos não podem ouvir, já via o que os olhos humanos não podem ver, ou seja, já desfrutava do dom da fé.
Os homens que tem fé e são guiados pelo Espírito Santo esperam em Deus (vs. 35: “esperava pela consolação de Israel”). Os homens que tem fé e são guiados pelo Espírito Santo recebem revelações e direções certeiras para a sua vida.
Observe o vs.26 e 27: vs.26: “lhe fora revelado pelo Espírito...”
                                 Vs.27: “movido pelo Espírito foi ao templo...”
Um homem que tem fé e é guiado pelo Espírito Santo é capaz de olhar para um bebê, aparentemente como qualquer outro, e discernir que ali está o Messias, o Salvador de toda a humanidade!
Os homens que tem fé e são guiados pelo Espírito Santo, são instrumentos na vida dos outros, profetizando e abençoando (vs. 34).
  Se existem hoje situações na sua vida, que aos seus olhos nada tem a ver com as promessas que Deus te fez, busque esta fé de Simeão.
       ...se hoje você não tem um emprego, ou tem um emprego que aos seus olhos nada tem a ver com as promessas de lugares altos...
       ...se a sua eleita ou eleito, esposa ou marido não tem muito a ver com a promessa de homem e mulher de Deus que você recebeu..
...se hoje a sua vida financeira está arruinada e nada tem a ver com as promessas de prosperidade que você tem ouvido...
...se hoje a sua saúde está abalada e nada tem a ver com as promessas de cura que você tem ouvido...

LEMBRE-SE DA FÉ DE SIMEÃO, que pôde enxergar “33 anos à frente o que representava aquele indefeso bebezinho no colo de seus pais”.
... A fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que se não vêem... (hebreus 10,22), porém os que desfrutam da poderosa presença do Espírito Santo de Deus sobre a sua vida, podem ver muito além do hoje e podem esperar o tempo de Deus para o cumprimento das promessas sem desanimar ou desistir.
Lembre-se: O TEMPO E O CAMINHO DE DEUS SÃO PERFEITOS!!!!!
A vontade de Deus que segundo a Bíblia é boa, perfeita e agradável, com certeza, se manifestará em sua vida!
Exercite a fé que Deus te deu como dom no novo nascimento, profetize bênçãos e agradeça pelas promessas que ainda não chegaram!

PARA REFLETIR:
Até Deus, o Criador dos céus e da terra precisou esperar 33 anos para ver o seu Plano para a Salvação da humanidade se cumprir na cruz do calvário quando Seu filho amado declarou: “esta consumado!”

Deus te abençoe!
Apóstolos Fabio e Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos