quinta-feira, 3 de março de 2011

Palavra da Célula - 03/03/2011


PALAVRA PARA AS CÉLULAS

Lucas 17:11 a 19-Ler antes de Ministrar

Esta Passagem descrita por Lucas faz nos imediatamente refletir sobre um coração agradecido a Deus.
Jesus, no versículo 17 deixa uma pergunta no ar: “Não foram 10 os limpos”? E onde estão os 9?
Claro que Jesus, na sua onisciência, sabia onde estava cada um deles.
Então porque Ele fez esta pergunta? Com certeza porque queria que cada um que se deparasse com esta questão parasse para refletir. Desde os que naquele dia estavam lá, vivendo aquele momento com Ele a 2000 anos atrás, até eu e você.
Apenas nove versículos da Bíblia, uma passagem tão pequena, uma linguagem tão simples e ao mesmo tempo, tanto ensino, confronto, reflexão e auto-exame.
Só a palavra de Deus, Jesus através do Espírito Santo podem ser tão contundentes, e ir tão profundo em nosso corpo alma e espírito a ponto de transformar o nosso ser.
Se nesta pequena passagem, nos concentrássemos só na questão da gratidão a Deus já estávamos tremendamente ministrados. Mais o Espírito Santo quer ir mais profundo em nossa vida.
Lucas diz que Jesus caminhava para Jerusalém e atravessou a Galiléia e a Samaria. Atravessar a Galiléia tudo bem, nada há de especial nisso, mais um judeu atravessar a Samaria não era nada habitual naquela época.
Devido ao tradicional ódio entre esse dois povos geralmente os judeus só se aventuravam atravessar a Samaria se fosse um grupo grande e bem organizado. Se fosse um pequeno grupo como o de Jesus com seus discípulos seria muito perigoso, passar pela Samaria. Jesus não só passou como entrou em uma aldeia da Samaria, pois o Messias, embora Judeu, queria mostrar que veio para todos os povos.
Quando Jesus entra nesta aldeia, a Palavra fala que vieram ao Seu encontro dez homens leprosos, que pararam de longe e levantaram a voz dizendo: “Mestre, tem misericórdia de nós”.
Esta passagem dos dez leprosos não é descrita em nenhum dos outros evangelhos, somente em Lucas e não existem detalhes sobre estes homens, porem podemos concluir através do versículo 18, quando Jesus fala que só o estrangeiro voltou, que neste grupo de homens havia judeus e não judeus (samaritanos).
Lucas, ou melhor a Palavra de Deus não se preocupa em dizer, por exemplo, que um deles era um inteligente saduceu, e outro consagrado fariseu.Isto era coisa de passado Lucas registra apenas a realidade deles quando se encontra com Jesus.Todos eram apenas leprosos.
Se havia alguém rico saduceu, este já havia deixado sua bela casa, para onde nunca mais ia voltar.
Se havia algum fariseu habituado a isolar-se dos “impuros pecadores”, já não havia mais motivos para isto, pois agora que era um leproso, até os mais “impuros pecadores” é que se afastavam dele.
Para entender melhor o contexto da época com relação os leprosos, veja o que esta escrito em Números 5 de 1 a 3 “E falou o Senhor a Moises: Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial todo leproso e a todo que padece de fluxo, e a todos os imundos por causa de contato de algum morto. Desde o homem até a mulher os lançareis, fora do arraial os lançareis, para que não contamineis os seus arraiais no meio dos quais Eu habito.”.
Hoje em dia graças a Deus, já é possível controlar o alastramento da lepra e em certos casos mesmo a sua cura, mais na época de Jesus a lepra não podia ser controlada a única solução era isolar o leproso para que este não contagiasse as outras pessoas, e o doente, tinha que ir para lugares desérticos à espera da morte.
A única ajuda possível não era dos seus familiares, ou amigos mais íntimos. Muito menos seria a ajuda dos religiosos, que de acordo com a lei de Moisés mandavam escorraçar para irem morrer em lugares desérticos.
A única ajuda possível era a de outros leprosos.
O leproso era escorraçado para fora dos lugares habitados. Não podia chegar ao pé de outras pessoas e quando se aproximava tinha que parar longe e gritar “Imundo, Imundo”.
Portanto imaginem como era desesperadora a situação destes homens.
Quando se aproximaram de Jesus, sabiam que Ele era a única esperança.
Vemos, portanto aqui em meio a esta cena de tanto sofrimento, um verdadeiro milagre.
Aquilo que a religião de cada um não conseguiu fazer, afinal a lepra conseguiu. Uni-los!
Que tremendo! Judeus e samaritanos juntos em oração por um milagre.
É exatamente isto que acontece hoje em dia quando alguém está desesperado, não tem mais esperança e vai à Igreja em busca de um Deus, do qual ouviam falar, que pode realizar na vida dele um milagre.
Na hora da dor, do desespero do abandono, o ser humano mais facilmente se despoja do orgulho, soberba, valores sociais, culturais porque precisa muito de uma solução.
Veja como na Igreja, na célula, os nossos relacionamento ultrapassam os limites que tínhamos lá no mundo ( rico andava com rico, jovem com jovem, velho com velho, universitário com universitário e assim por diante).
Então concluímos, nesta passagem de Lucas, que o que unia estes homens era sua dor.
Outro ponto importante a ser observado é que embora todos tivessem costumes diferentes, religiões diferentes, a Palavra mostra que todos oram em unidade em um só clamor:Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós”.
Uma oração tão curta, tão simples, mas com certeza com muita fé. A fé, diz a bíblia, pode mover montes!
Com certeza, alguns daqueles leprosos, por serem judeus, deviam saber de cor muitos dos Salmos que temos nas nossas bíblias, mas , quando viram Jesus, parece que nada disso servia para expressar os seus sentimentos e necessidades. Pergunte a quem já esteve doente em um hospital. Quando é que orou com mais convicção? Se foi numa igreja ou se foi quando estava sozinho na cama do hospital, quando sentia suas forças acabarem e a incerteza de como seria o dia de amanhã.
 Quando o homem experimenta sua fragilidade humana, diante de uma doença física ou espiritual e decide, com fé, ir ao encontro de um Salvador, entra então na dimensão do sobrenatural de Deus e nela encontra tudo o que necessita: cura, paz, provisão, etc.
Com relação a resposta de Jesus, vemos que mais uma vez, Ele nos mostra que a conquista do milagre passa pela nossa atitude de obediência. Jesus podia tê-los curado imediatamente, mas primeiro mandou-os procurar aos sacerdotes, (no velho testamento a Bíblia mostra que quando alguém estava leproso mandavam ao sacerdote para ver se era lepra, se havia cura e o sacerdote então decidia se a pessoa estava doente ou não) como orientava a Lei de Moisés (Levíticos 13:4 a 6 ).
A palavra fala que os 10 foram sem questionar, embora alguns pudessem ter recebido dardos inflamados do inimigo em suas mentes... “Para que vocês vão ao sacerdote se ainda estão doentes? É para mais uma vez passar pela humilhação de serem expulsos por eles? Isso não vai dar resultado... Afinal, esse Jesus é como os outros. Não orou, nem receitou nenhum medicamento ou lavagem... Nos mandar ao sacerdote é uma maneira de nos afastar dele.”
...Mas apesar de tudo, eles foram ao sacerdote. E a palavra fala que quando estavam indo, ficaram limpos.
Depois de curados a palavra mostra que só 1 o procurou para agradecer, ou muito mais que isto, glorificou o nome de Deus, ajoelhando-se aos pés de Jesus com o rosto em Terra. Com certeza este samaritano que voltou foi o único que ao procurar e obedecer a Jesus fez isto de todo o seu coração. Este procurava realmente a um Salvador e não as bênçãos que este Salvador pudesse oferecer.
   Talvez, depois de curado, o suposto fariseu, voltou para sua terra, mais fariseu do que nunca, mais religioso do que nunca e se tornou o mais consagrado fariseu.
  Talvez, depois de curado, o suposto saduceu voltou para sua bela casa e achou que sua cura foi resultado de sua grande sabedoria.
  Talvez depois de curados, todos eles tenham se esquecido uns dos outros, do tempo de convivência, da ajuda mútua, da dependência e o mais doloroso, talvez tenham esquecido-se de Jesus.

  Que esta passagem seja um grande ensino para nós como igreja de Cristo. Se um dia, o que nos trouxe e nos aproximou uns dos outros foi a nossa dor, a nossa "lepra", devemos entender que hoje e sempre o que deve nos unir é a nossa aliança e gratidão eterna a Jesus e que mesmo curados, restaurados, em algumas áreas, devemos sempre nos manter unidos Nele. Na unidade o Senhor ordena suas bênçãos! (Salmo 133).
  A unidade dos membros de uma igreja depende disto, de reconhecermos que nada somos sem o outro e todos são nada, sem Jesus! Quanto mais importante nos acharmos, mais desunida e mais fraca será a Igreja do Senhor e menos Seu poder operará através de nós!
  Enfim os 10 leprosos foram curados de suas lepras, mas só 1 recebeu o que garantirá para ele a cura de todas as outras enfermidades, o suprimento de todas as necessidades, o consolo, o conforto, a restauração completa, que com certeza todos os outros ainda precisavam ou um dia viriam a precisar receber do Mestre Jesus...
  A SALVAÇÂO!   Salvação esta que existe para aqueles que estão em Cristo! Para aqueles, que entregam em Suas Mãos, não um problema para que Ele solucione, uma cura para que Ele realize, uma dor para que Ele remova do nosso corpo ou coração; e sim a sua própria VIDA!

Deus te abençoe,
Aps. Fábio e Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos