segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Palavra da Célula - 08/09/2011


PALAVRA PARA A CÉLULA – 08/09/2011

Absorvendo o caráter de Cristo

Romanos 8:29 - “Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus,  Ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu filho”

A palavra nos ensina que Deus fez o homem conforme a sua imagem e segundo a sua semelhança (Gn 1:26), isso significa que originalmente Deus criou o homem para ter a natureza Dele. Porém o pecado, as contaminações do mundo, o afastamento de Deus fez com que o homem (ser humano) desenvolvesse um caráter tortuoso.
O caráter é a soma das influências positivas e negativas aprendidas na vida da pessoa. Nosso caráter se manifesta através das nossas atitudes.
Quando recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador a palavra nos ensina que nascemos de novo, que somos nova criatura. (2 Co 5: 17)
Novo nascimento não combina com velhas atitudes e velho caráter. O que isso quer dizer?
Que se desejamos caminhar com Cristo e viver a novidade de vida que Ele propõe para nós, não podemos continuar semeando velhas e erradas atitudes. Não podemos continuar agindo como antes, não podemos mais resolver as coisas da maneira como fazíamos em muitas áreas das nossas vidas. Se antes você era uma pessoa rixosa, agora deve aprender a ser uma pessoa que vive em paz com todos, se você era mentiroso para parecer ser melhor agora deve ser transparente, se você era arrogante deve desejar tratar as pessoas bem.
Não é possível ter uma vida de qualidade com Jesus se você não quiser abrir mão de velhas atitudes. Se você está identificando várias situações no seu caráter que precisam ser mudadas, Deus hoje vai nos ensinar 5 passos  para absorvermos o caráter de Cristo:

1. Ter uma atitude serva 
Em Filipenses 2: 5 a 8 vemos que Cristo mesmo sendo Deus, não usurpou ser igual a Deus antes humilhou a si mesmo, tomando a forma de servo. Em todo o tempo que Jesus caminhou pela terra, Ele nunca fez questão de mostrar que era famoso ou que era Deus, nunca “deu carteirada” para conseguir os melhores lugares, não desejava ser servido pelo contrário era aquele que servia.
Se o seu pai fosse o dono de uma empresa bem sucedida, você como filho do dono trabalharia como os peões ou seria aquele que exigiria regalias por ser o filho do dono? Jesus escolheria a primeira opção.

2. Ser ensinável 
Os discípulos que caminhavam com Cristo eram homens falhos como nós, porém tinham uma característica entre si, estavam sempre próximos ao Mestre desejando aprender algo.
Não podemos ser aqueles que acham que sabem tudo, que não tem mais nada a aprender, esse comportamento reflete soberba. Devemos ser pessoas abertas para aprender, no trabalho, no ministério, nas relações de amizade, por mais simples ou sem instrução que o outro pareça ele sempre pode ter algo a nos ensinar.
Despoje-se da roupagem “eu já sei isso” e coloque-se sempre vazio diante do Senhor porque Ele também tem sempre algo novo a te ensinar. Somente quem aprende tem autoridade para ensinar

3. Dependência do Senhor 
Auto-suficiência não combina com os filhos de Deus. Você deve ser alguém que confia no seu potencial, mas não pode caminhar na força do seu braço, precisa andar na dependência de Deus.
Antes de tomar uma decisão importante, de dar um passo que pode ser definitivo na sua vida como casar-se, aceitar uma proposta de emprego, mudar de cidade consulte ao Senhor e a o seu líder, que é a pessoa que Deus levantou para cuidar de você e te orientar.  Essa atitude revela que um coração que deseja andar alinhado com a vontade de Deus.

4. Humildade  
Humildade se aprende imitando Jesus. Só um curado é humilde.
Humildade não é sentir-se coitadinho ou menor que os outros, isso é autocomiseração e essa característica nada tem a ver com Cristo.  Uma pessoa humilde é aquela que reconhece seus erros, que consulta o líder, que está disposta a abrir mão dos seus sonhos pessoais para sonhar os sonhos do Reino, é aquele que não busca a auto promoção mas está disposto a se diminuir para que o Senhor cresça através dele

5. Honrar quem merece honra
Saber honrar é exercer os princípios do Reino. O homem e a mulher de honra respeitam as autoridades colocadas na sua vida. Homens de honra  não maldizem seus chefes, filhos de honra respeitam seus pais, discípulos de honra  não se levantam contra os seus líderes, mas são aqueles que cobrem as costas do líder, cristãos de honra não  julgam ou desprezam seus irmãos em Cristo, mas tomam a sua causa, esposas de honra reconhecem a unção na vida do seus maridos (marido na vida da  e vice- versa), um líder de honra  tem no coração a marca da gratidão.
Todo aquele que planta honra certamente será honrado.
O Senhor te escolheu para mudar a sua vida, Ele deseja remover tudo aquilo que te impedia de receber as bênçãos que Ele mesmo preparou para você. Quando você tem um caráter parecido com o de Deus se torna alguém confiável. Certamente o Senhor poderá confiar á você os tesouros escondidos.
Decida hoje permitir que Jesus tome o lugar de honra no seu coração, e usufrua de uma nova vida em Cristo.

Deus abençoe poderosamente! 
Anderson e Ligia Tropiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos