quinta-feira, 14 de julho de 2011

Palavra da Célula - 07/07/2011


PALAVRA PARA AS CÉLULAS – 07/07/2011

Tiago 4: 1 a 10
         Não é preciso muito esforço para olharmos para o mundo e ver o quanto a humanidade está mergulhada em conflitos, disputas e contendas por causa de interesses, cobiças e uma sede desenfreada de poder.
Tudo isto produz muita dor, muitas mortes, insegurança, medo e muitas dúvidas.  Qual será a origem de tudo isto? Terá isto origem no coração dos governantes mundiais? Ou será promovido por grupos de criminosos organizados para o mal? Será isto responsabilidade de Deus? A resposta é exatamente o que Tiago nos revela neste capítulo 4:1 a 10.
Tudo começa no coração do homem que está cheio de prazeres carnais, vaidades e sede de poder.
O coração do homem foi contaminado pelo pecado da soberba, da infidelidade e da rebelião contra Deus e por causa disto uma boa parte da humanidade está afastada do seu Criador, de Deus, que é a fonte de toda paz, de todo amor e de todo entendimento.
Este afastamento e separação produzidas pelo pecado produzem na vida do homem o medo, a incerteza, as enfermidades, o enfraquecimento material, as doenças emocionais e outras maldições.
O homem afastado de Deus torna-se suscetível ao pecado podendo contaminar-se com mágoas, ciúmes, iras e outros pecados, além de sofrer facilmente as conseqüências que o pecado traz.
O que Tiago está nos dizendo é que o estado de coisas em que vive a humanidade não é para ser analisado de forma macro, mas no aspecto micro (de cada indivíduo).
O problema não está nas instituições, governos, nações, mas começa no coração de cada homem que precisa achegar-se a Deus para ser transformado e abençoado por Ele.
Para que o homem se achegue a Deus, a palavra de Deus no livro de Tiago diz que precisamos ser humildes e reconhecer o quanto necessitamos de Deus.
Precisamos reconhecer que somos falhos, imperfeitos, dependentes de Deus e que Ele é reto, justo, perfeito e poderoso para nos salvar.
Precisamos também nos sujeitar à vontade de Deus, abrindo mão de fazermos a nossa própria vontade para fazermos a vontade de Deus. Quando alguém submete-se a vontade do Espírito Santo de Deus, então sua vida e sua autoridade é restaurada, sua dignidade é restituída, e ela passa a ter força para rejeitar e vencer o pecado, o maligno e as seduções que o mundo nos oferece.
Achegar-se a Deus significa humilhar-se reconhecendo nossas falhas, nos arrependendo de nossos pecados diariamente (e isto não é só para novos convertidos não, é para todos aqueles que querem um relacionamento verdadeiro com Deus).
É necessário entender que quando ferimos alguém, precisamos reconhecer nossa maldade, ir até aquela pessoa e pedir-lhe perdão (isto é humilhar-se).
Quando pecamos ferimos o coração de Deus, e a única possibilidade de reconciliação com Ele é o arrependimento e a mudança de atitude.
Há pessoas que vivem escravas de seu próprio orgulho, pois quando erram não querem reconhecer suas falhas, não se humilham para pedir perdão e por não terem essa sensibilidade e humildade, ficam cada vez mais separados do seu Criador e das pessoas que amam. Por causa da sua dureza de coração seu processo de transformação é longo e sofrido e por vezes não acontece.
Por isso Tiago diz: “Purificai as mãos...” (isto significa abandonar as más obras, o pecado, o mundo) “e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”. Por vezes o egoísmo, a mágoa, o materialismo, que está no coração de alguns, os impede de serem constantes e de viverem um compromisso com Deus. Só é possível limpar o coração se decidirmos abrir o nosso coração para crermos em Jesus, fazendo uma aliança com Ele, buscando viver os princípios da Palavra de Deus e em Sua presença e de fazer a Sua vontade e não a nossa. Isto nos aproximará de Deus e fará com que Ele possa nos abençoar.        
Jesus Cristo conquistou para nós esta possibilidade de retorno a Deus, quando na cruz do calvário se humilhou, tomando sobre Si as nossas culpas e tornando-se obediente até a morte, pelo que Deus o exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo nome, nos céus, na terra e debaixo da terra. (Fp cap. 2).
Quando nos humilhamos perante Ele, recebemos Seu perdão e amor e Ele mesmo, no Seu tempo, nos exalta.

Apóstolos Fábio e Claudia Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versículos Bíblicos